Descrição
Série: Movimento
Autor: Ramon Calderan
Técnica: Caneta sobre papel canson
Dimensões: 29,7 X 21 cm
Datado: outubro/2024
R$ 440,00 – R$ 650,00
Série: Movimento
Autor: Ramon Calderan
Técnica: Caneta sobre papel canson
Dimensões: 29,7 X 21 cm
Datado: outubro/2024
Série: Movimento
Autor: Ramon Calderan
Técnica: Caneta sobre papel canson
Dimensões: 29,7 X 21 cm
Datado: outubro/2024
Peso | 1 kg |
---|---|
Dimensões | 2,5 × 21 × 29,7 cm |
Molduras | Com Moldura, Sem Moldura |
Nascido em 2007, em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba Paulista, interior de São Paulo. Um jovem cheio de talentos e sonhos, Calderan cursa o terceiro ano do ensino médio, com ênfase nas cadeiras de robótica, inglês e desenho.
Sua paixão pelas artes, principalmente o desenho começou na infância, e a cada minuto que tem livre, rascunha em seu caderno, onde faz esboços e desenvolve estudos das mais variadas formas. Procura se aperfeiçoar a cada dia.
Em agosto de 2024, visita a exposição CRIAR E INTERAGIR do artista plástico Luiz Bhittencourt com sua turma de escola. Mostra seus desenhos para o artista e recebe, de imediato, o convite para ser seu aluno de desenho e pintura no Instituto Luiz Bhittencourt. Recebe bolsa de 100% pelo talento apresentado.
Tendo, Bhittencourt como seu professor e padrinho na arte, o artista começa a ensinar seu pupilo a aperfeiçoar seus desenhos, entrar na pintura e começar a criar fora da caixa, surpreender, a si e aos outros. Ramon Calderan, inicia então uma série intitulada “Movimento”, já se preparando para realizar sua primeira exposição individual em 2025, com o apoio do artista.
Em novembro de 2024, o crítico de artes Oscar D’Ambrosio, escreve uma elogiosa crítica de três de seus desenhos. No mesmo mês, a curadora de artes Carmen Pousada, da Inn Gallery em São Paulo, coloca quatro de seus desenhos em sua galeria.
Em visita ao atelier do artista Luiz Bhittencourt, os galeristas Marcelo Neves e Jairo Silva da Marcelo Neves Gallery em São Paulo, conhecem pessoalmente os desenhos de Calderan e adquirem um deles para sua coleção particular de desenhos.
2024 começa para Ramon um ano de sonhos e termina com uma expectativa real de tornar-se um artista e quem sabe um dia, poder viver se sua arte.
Uma imensa alegria para Luiz, que, ao comemorar 25 anos de carreira, pode dar a oportunidade tão merecida a esse jovem talento!
Que 2025 seja de grandes realizações para ambos!
Por Maria Teresa Stefani
Formada em ciência da Computação pela Unicamp, com pós-graduação pela FGV,
MBA pela fundação Dom Cabral, pós-MBA pela Kellog University de Chicago, mestrado
pela PUC-SP e especialização em tradução pela Universidade Estácio de Sá. É linguista,
tradutora, revisora, estudiosa da língua portuguesa e adora as artes em geral.
Um desafio da arte é verificar a sensibilidade e capacidade técnica de um criador perante aquilo que ele se propõe a fazer. Visualizar a obra de Ramon Calderan proporciona essa percepção. Está ali um artista ciente de um ofício, que trabalha o corpo humano não só como algo físico, mas como um elemento plástico e simbólico.
Seus trabalhos exploram o movimento de si mesmo na perspectiva de apresentar o resultado de um processo mental que ultrapassa a sensualidade ou a sexualidade das imagens. A anatomia é concebida não somente como uma capacidade visual, mas como um poético e misterioso universo com infinitas possibilidades de expressão.
As imagens buscam encontrar técnicas e poéticas que expressem a devoção ao corpo como uma materialidade a ser desvendada. O ato de construir as imagens gera um questionamento sobre a própria capacidade da arte de representar não só o corpo, mas qualquer imagem, emoção ou sentimento.
O corpo é o ponto de partida de uma jornada que tem como chegada a sensibilidade. Ele nos transporta para uma realidade onde a arte é soberana em sua capacidade de dar a cada instante do movimento um valor único, visceral e pleno da sinceridade que transforma o fazer em uma visão lírica do mundo.
Por Oscar D’Ambrosio
Crítico e Curador de Arte; Graduado em Jornalismo pela ECA-USP; Graduado em Letras
Português/Inglês pela Faculdade de Letras e Educação da Universidade Presbiteriana
Mackenzie; Especializado em Literatura Dramática pela ECA-USP; Mestrado em
Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP; Doutorado e Pós-doutorado
em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana
Mackenzie; Autor de diversos livros publicados na arte naïf e arte contemporânea.
Você precisa fazer logged in para enviar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.